Aclive e Declive: Qual a Melhor Forma de Construir

O que você vai encontrar aqui:

ACLIVE E DECLIVE, COMO CONSTRUIR NESSES TIPOS DE TERRENO?

Qual a melhor forma de construir em terreno aclive e declive é a dúvida de quem possui esse tipo de terreno.

Apensar de ser um desafio a construção, se você estiver disposto, o custo compensar e saber escolher um bom projeto para sua casa, os resultados podem ser incríveis. O patinho feio pode se tornar um cisne.

Nesse artigo vou te dar todas as dicas de como construir em terreno em aclive e declive, como aproveitar melhor esse tipo de terreno e vários exemples de projetos para você usar como inspiração.

O QUE É TERRENO EM ACLIVE ?

O terreno é em aclive quando a sua frente fica em um nível mais baixo do que o seu fundo.

A aclividade pode ser de diversos graus, tanto pode ser leve ( até 3 metros de diferente entre a frente e o fundo) ou pode ser acentuada (acima de 3 metros).

Assim, pendendo da inclinação do terreno, pode ser necessário fazer uma terraplanagem para nivelar o lote, ou então construir uma casa que leve em conta a inclinação do terreno, para ser feito o mínimo possível de movimentação de terra.

O QUE É TERRENO EM DECLIVE ?

Um terreno em declive é o contrário do em aclive. É quando a sua testada (frente da rua) está na parte mais alta, e o terreno vai descendo.

Dependendo do grau de inclinação do terreno tem a opção do nivelamento, construindo um muro de arrimo e fazendo um aterro, ou mantendo o declive original do terreno e projetando a construção com pavimentos abaixo do térreo.

“Também não se pode esquecer que o proprietário de um terreno deve tolerar a passagem de cabos e tubulações em proveito de seus vizinhos se for acima do seu…”

ACLIVE E DECLIVE: COMO A INCLINAÇÃO AFETA O VALOR DO TERRENO

O aclive e declive afeta, e muito, o valor do terreno. Considerando dois terrenos na mesma localidade, e com o mesmo tamanho, sendo um em desnível e outro plano, o inclinado sempre será mais barato.

Isso acontece por diversos fatores que vamos ver agora, o que desvalorizam muito esse tipo de terreno.

Dificuldade da execução da construção

Um terreno inclinado é um dos terrenos mais desafiadores para construir uma casa em razão do desnível.

A execução da obra tenderá a ser mais demorada do que a realizada em um terreno plano.

Isso acontece por que o transporte do material terá que subir ou descer o torna o trabalho mais cansativo, e, portanto, mais lento e demorado.

Custo de execução da obra

O terreno em aclive e declive exige um custo extra na fundação, terraplanagem e muros de arrimo.

Quando falamos em construir não é somente a casa e sim toda a sua infra estrutura, como, por exemplo, piscina, área de lazer, garagem, etc.

Acessibilidade

Também, dependendo do declive ou aclive, mesmo após a construção, o acesso a casa poderá ser um problema para os residentes.

Tanto em um, como em outro caso, pode ser necessário se subir vários lances de escada para chegar, ou sair, da casa.

Isso poderá ser um grande problema no futuro em decorrência da acessibilidade. Quando mais os residentes vão envelhecendo maior será a dificuldade de locomoção.

Perda da área útil

Em um terreno desnivelado sempre se perde área útil.

Essa perda é real, e será tanto maior quando for o desnível. Dependendo do grau da inclinação essa perda pode passar de 20% da área útil do terreno.

Isso não acontece em um terreno plano.

Drenagem e erosão

Por outro lado a drenagem de água da chuva ou esgoto, erosão, e o abastecimento d’água certamente serão um grande problema. Na verdade quando maior o aclive e declive maior sele será.

 BAIXE O EBOOK GRÁTIS 

[Guia Completo] Tudo o que você precisa Saber antes de Construir uma Casa

Este Ebook é um Passo a Passo para que a construção do seu novo lar não se transforme em pesadelo

O Ebook será enviado para o seu email. Não se esqueça de conferir a caixa de spam.

Suas informações estão seguras. Leia nossa Política de Privacidade.

ATENÇÃO AO DIREITO DE PASSAGEM DE ESGOTO E ÁGUAS PLUVIAIS

Um questão muito importante para quem possui ou vai comprar um terreno em aclive ou declive é o direito de passagem de esgoto e águas pluviais previsto no Código Civil, e você deve levar isso em consideração na hora do seu projeto.

Se o proprietário de um terreno em aclive tiver vizinho acima do seu terreno, ele deve tolerar a passagem de cabos e tubulações dentro da sua propriedade, caso o vizinho não tenha acesso de outro modo, a rede de esgoto ou de água fluviais, ou caso seja impossível que a passagem seja feita de outro modo, ou se muito oneroso (art. 1.286 do Código Civil).

Por outro lado. Você também poderá usar desse benefício se o seu terreno for em declive.

Tanto em um, como em outro caso, isso se dará mediante recebimento/pagamento de indenização que atenda também a desvalorização da área remanescente.

Mas não resta dúvida de que isso é um grande inconveniente.

PRIMEIRO PASSO: A PREPARAÇÃO DO TERRENO

Antes de qualquer coisa, para construir em um terreno em declive ou aclive, você deve adotar algumas providências. A primeira é fazer o levantamento topográfico do terreno. Esse levantamento é passado para o arquiteto, ou engenheiro, para o estudo do projeto.

Com esse levantamento, e o projeto, você terá condições de saber se haverá necessidade de nivelar o terreno ou de se construir um muro de arrimo.

Vamos ver cada um desses pontos.

LEVANTAMENTO TOPOGRÁFICO DO TERRENO

O levantamento topográfico tem como objetivo mapear a superfície de um terreno, gerando plantas com as características do terreno.

Existem 3 tipos de levantamentos topográficos de um terreno inclinado que o planimétrico e o altimétrico; ou a junção desses dois que é o planialtimétrico.

O Levantamento topográfico planimétrico é o mapeamento das medições do terreno. Ele é usado principalmente para determinar os limites de um terreno.

Por outro lado, o levantamento topográfico altimétrico é o mapeamento detalhado das alturas do terreno. Esse mapeamento registra o grau de declividade do terreno.

A planta possui curvas de nível que representam o relevo do terreno.

No nosso caso o levantamento topográfico que mais nos interessa é o altimétrico.

Com essa planta os profissionais vão poder saber exatamente o que deverá ser feito no terreno.

É com base nessa planta topográfica que o arquiteto poderá desenvolver o seu projeto com segurança.

Essa planta é fundamental.

Existem empresas que prestam esses serviços, contudo, dependendo do seu orçamento, poderá também ser chamado um topógrafo autônomo para executar o serviço.

NIVELAMENTO DO TERRENO

Se você tem um terreno em aclive ou declive, se a angulação for acentuada, não basta apenas contratar um empresa e nivelar o terreno, você vai precisar de autorização para isso.

Dependendo do grau de complexidade e da altura do aterro (declive) ou corte (aclive), será necessário um alvará (licença) junto a Prefeitura e um projeto realizado por engenheiro (Município de Goiânia, Teresópolis/RJ) e, dependendo do local onde esta o terreno de licença ambiental.

Essa licença pode não ser concedida, concedida com limites, ou simplesmente concedida.

Assim, o primeiro passo é consultar na Prefeitura local e examinar as construções vizinhas como a inclinação do terreno foi resolvida.

Existem Prefeituras que não permitem cortes ou aterros com altura superior a 3.00 (três metros), por exemplo a de Niterói/RJ.

O ideal é se fazer o mínimo de movimentação de terra possível, isso facilitará a obtenção da licença de construção, no licenciamento ambiental e também no custo que você terá.

Porém, ainda assim se for necessário, então você terá que fazer a terraplanagem do terreno.

A terraplanagem é que vai retirar, ou colocar, terra no terreno conforme o seu projeto da casa.

O MURO DE ARRIMO

É importante você saber que, em alguns casos, é necessário se construir um muro de arrimo.

Muro de arrimo é o que faz a contenção da pressão da terra.

Chama-se muro, mas não é simplesmente um muro. O muro de arrimo é uma obra complexa, e dependendo da pressão que tenha que suportar será necessário se fazer um projeto específico para ele.

Veja alguns exemplos de muro de arrimo:

muro de arrimo (5)
muro de arrimo (4)

ACLIVE E DECLIVE: COMO APROVEITAR MELHOR ESSE TIPO DE TERRENO?

Construir em um terreno em aclive ou declive vai depender mais de um bom projeto do que terraplanagem ou muro de arrimo.

Aqui vale todo o esforço para desenvolver um projeto que precise do mínimo de movimentação de terra possível.

Construir em um terreno inclinado pode valer muito a pena, primeiro, porque esse tipo de terreno, normalmente, tem preço mais baixo do que um terreno plano, segundo, porque permite o projeto de casas belíssimas, independente do grau da inclinação.

Desenvolver um bom projeto pode levar tempo e dinheiro mas no final todo esse esforço é recompensado.

Em geral os projetos de terrenos inclinados são casas de dois andares, uma vez que podem aproveitar a inclinação.

Mais do que falar é mostrar. Veja abaixo alguns projetos de casas em terreno inclinado para se inspira para fazer a sua casa dos sonhos:

QUAL A MELHOR FORMA DE CONSTRUIR EM TERRENO EM ACLIVE?

Agora vamos ver a melhor forma de construir em um terreno em aclive.

No terreno em aclive o fundo do terreno é mais alto que a frente. Assim, o melhor aproveitamento é se colocar a garagem na frente da casa.

Com isso, a garagem servirá como um platô nivelando grande parte do terreno sem uma significativa movimentação de terra.

Então a casa pode ser erguida usando a parte de cima da garagem e uma parte do terreno.

Como-construir-em-terreno-em-aclive (2)
Como-construir-em-terreno-em-aclive (2)

QUAL A MELHOR FORMA DE CONSTRUIR EM TERRENO EM DECLIVE PARA O FUNDO?

Agora vamos ver a melhor forma de construir em um terreno com declive para o fundo.

As melhores formas de se construir em um terreno em declive é sob pilotis ou se fazendo uma casa de 2 andares sendo que um andar fica no nível da rua e o outro abaixo.

A desvantagem da construção sob pilotis é a perda da área útil do terreno o que já não acontece com a casa duplex.

Veja dois exemplos de construções sob pilotis.

Como-construir-em-terreno-em-declive (1)
Como-construir-em-terreno-em-declive (1)

VANTAGENS DE DESVANTAGENS DO TERRENO ACLIVE OU DECLIVE

As vantagens do terreno aclive ou declive é relativo, e se deve examinar cada caso particularmente.

Desse modo, dependendo do seu projeto, não será necessário terraplanagem e nem licença da prefeitura.

Também leve em consideração antes de comprar um terreno em aclive ou declive (na verdade qualquer tipo de terreno) especialmente o tipo de solo, uma vez que a fundação é uma das partes mais caras da obra.

Vantagens do terreno inclinado em aclive e declive.

1
Preços de aquisição

Essa vantagem vai depender de como o preço do terreno será negociado em relação aos demais terrenos da mesma área.

2
Projeto

Um terreno inclinado gera um possibilidade enorme de se criar um projeto arquitetônico fabuloso.

Desvantagens do terreno inclinado em aclive e declive

1
Licenciamento junto a prefeitura

Isso só será uma desvantagem se a licença for necessária. Mas dependendo da inclinação do terreno e o seu aproveitamento pelo projeto isso não será necessário. Porém, em todo caso, se deve consultar a prefeitura.

2
Terraplanagem

A terraplanagem também só será necessária se o projeto não conseguir aproveitar a inclinação do terreno

3
Complexidade da construção
4
Cuidados especiais com a drenagem especialmente se for em declive
5
Direito de passagem

Dependendo da posição do seu terreno você terá que solicitar o direito de passa de água e esgoto, ou conceder ao seu vizinho.

PROJETOS DE CASAS EM TERRENO EM ACLIVE E DECLIVE

Um bom projeto é tudo quando se trata de construir em terrenos acidentados.  Ele permite um total aproveitamento do lote transformando o que poderia ser uma desvantagem em uma casa incrível.

Veja agora alguns projetos de casas construídas em terrenos em aclive e declive para ter uma ideia.

Projetos de casas em terreno em inclinado (3)
Projetos de casas em terreno em inclinado (6)
Projetos de casas em terreno em inclinado (4)
Projetos de casas em terreno em inclinado (7)
Projetos de casas em terreno em inclinado (5)
Projetos de casas em terreno em inclinado (8)
Autor

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER