Tipos de Telha Cerâmica [Guia Completo]

telha-francesa
telha-francesa

Embora seja a última etapa de uma obra, o telhado, e a escolha do tipo de telha, deve ser feito logo no início do projeto do imóvel, e a telha cerâmica é uma das melhores opções. Essa parte do projeto é uma das grandes responsáveis por nos apresentar o estilo de arquitetura e estética que aquela obra segue.

Isso se dá ao fato de existirem diversos tipos de telhas e telhados, cada um com características específicas como material, cor, inclinação, isolamento térmico e durabilidade.

Não deixe de ver esses artigos para ampliar ainda mais o seu conhecimento:
📌 Telhado Embutido: Porque você precisa saber o que é, e porque usar no seu projeto.
📌 Por que você precisa saber o que é o projeto arquitetônico.

Essa diversidade de materiais deve ser levada em consideração no início da obra, para evitar qualquer tipo de surpresa quando chegar a hora de sua execução. Nesse post vamos falar um pouquinho sobre os tipo de telhas que você pode encontrar por aí, confira!

A TELHA DE CERÂMICA E O MEIO AMBIENTE

Conforme a Resolução no 307/02, do Conselho Nacional de Meio Ambiente (CONAMA) os resíduos das telhas cerâmicas, dentre todos os resíduos da construção civil, é o menos agressivo ao meio ambiente.

Segundo essa Resolução (que estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil), os resíduos são de Classe A, ou seja, os menos podendo ser reutilizáveis ou recicláveis como agregados.

QUALIDADE DA TELHA

Existem Olarias (fábrica de tijolos ou telhas) que são qualificadas ou certificadas ou as duas.

O fabricante é qualificado no Programa Setorial da Qualidade (PSQ). O programa é coordenado pela Associação Nacional de Indústrias Cerâmicas (ANICER), que é a entidade gestora técnica.

Já a certificação é feita pelo Centro Cerâmico do Brasil (CCB), órgão creditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro).

A qualificação ou a certificação garante a qualidade do produto.

TELHAS CERÂMICAS PLANAS, COMPOSTAS E DE SOBREPOSIÇÃO

Existem 4 modelos de telha cerâmicas que são:

Telhas Cerâmicas Planas de encaixe

São telhas que se encaixam por meio de furos e pinos de amarração, para fixação na estrutura de apoio.

Telhas Cerâmicas Planas de sobreposição

São telhas que somente se sobrepõem, e que podem ter pinos para o encaixe na estrutura de apoio ou pinos e furos de amarração para fixação.

Telhas Cerâmicas Compostas de encaixe

Esse modelo de telha tem a capa e canal no mesmo componente, para permitir o encaixe das mesmas entre si. Também possuem pinos e/ou furos de amarração, para fixação na estrutura de apoio.

São exemplos desse tipo de telha a portuguesa, a telha romana e a telha americana.

Telhas Cerâmicas Simples de Sobreposição

São telhas que têm a capa e canal separadas.
A peça que é usada como canal deve ter pinos e furos para amarração e fixação na estrutura de apoio.

É exemplo desse modelo a telha colonial.

telhas cerâmicas planas, composta e de sobreposição

TIPOS DE TELHA CERÂMICA

A telha cerâmica é o tipo de telha mais comumente usado nas casas brasileiras. São feitas de barro e deixam a casa com um estilo um pouco mais rústico e aconchegante.

É possível encontrar diversas variações das telhas de cerâmica, sendo que os tipos de telhas mais utilizados são a Telha Francesa, Telha PortuguesaTelha AmericanaTelha RomanaTelha Colonial e a Telha Plan.

Uma vez que são feitas pelo mesmo material, o que difere uma das outras é, principalmente, seu formato.

A qualidade das telhas cerâmicas são especificadas na Norma da ABNT nº 15.310/19.

TELHA FRANCESA

Telha Cerâmica Francesa, que também é popularmente chamada de Telha Marselha, possui um certo relevo em suas bordas, o que auxilia o encaixe e a fixação entre as peças. Por conta disso, é um dos modelos mais indicados para regiões com ventos fortes, por sua resistência, e também para telhados que possuem uma inclinação mais acentuada.

Rendimento: 17 peças por m²
Inclinação mínima do telhado: 40% p/ panos até 3m

telha-francesa
Baixe o Infográfico Telhas Cerâmicas

Baixe aqui o infográfico com os detalhes das características, rendimento e inclinação dos principais tipos de telhas cerâmicas → infográfico telhas cerâmicas

TELHA PORTUGUESA

Telha Cerâmica Portuguesa, por sua vez, possui uma metade arredondada e a outra metade “plana’. Essa é uma ótima escolha para quem deseja um telhado com uma estética ondulada.

Rendimento: 15 a 17 peças por m²
Inclinação mínima do telhado: 30% p/ panos até 3m

telha-portuguesa

TELHA AMERICANA

Já a Telha Cerâmica Americana, também possui uma metade arredondada e a outra metade plana, se parecendo muito com a Telha Portuguesa, porém possui um tamanho maior (próximo ao tamanho da Telha Colonial que vamos apresentar mais adiante), sendo indicada para telhados mais robustos (maiores).  

Rendimento: 12 peças por m²
Inclinação mínima do telhado: 30% p/ planos até 3m

TELHA-AMERICANA

TELHA ROMANA

Enquanto a Telha Cerâmica Romana, também possui uma divisão parecida com a Portuguesa, porém a sua metade mais “alta” apresenta uma forma plana. É um modelo de fácil encaixe e muito indicado para quem precisa economizar no custo total do telhado.

Rendimento: 15,5 a 17 peças por m²
Inclinação mínima do telhado: 30% p/ panos até 3m

telha-romana

TELHA COLONIAL

Telha Cerâmica Colonial apresenta um formato totalmente côncavo. Sua instalação é feita através do encaixe de telhas invertidas, na qual duas fileiras de telha viradas “para cima” se encaixam por uma fileira de telha virada “para baixo”. Esse formato de instalação auxilia no escoamento de água, o que torna o modelo muito interessante para locais com bastante incidência de chuvas.

Rendimento: 09 a 26 peças por m²
Inclinação mínima do telhado: 25% p/ panos até 3m

telha-colonial

TELHA PLAN

Por último e não menos importante, temos o modelo de Telha Cerâmica Plan. Este é muito parecido com o tipo Colonial, porém apresenta um formato reto (“plano”).

Rendimento: 21 a 26 peças por m²
Inclinação mínima do telhado: 25% p/ panos até 3m

telha-plan

TELHAS CERÂMICAS ESMALTADAS

Apesar de serem um tipo de telha feito de cerâmica, este modelo ganha um diferencial em seu acabamento. No final do seu processo de produção, essas telhas ganham uma camada de cor, o que garante não só uma grande variedade de cores disponíveis no mercado, mas também mais durabilidade e resistência ao modelo,

Essa camada de cor deixa o modelo menos permeável, o que pode reduzir a possibilidade de infiltrações e o surgimento de fungos no telhado.

telhas-esmaltada-mesclada

Por possuir um acabamento em especial, esse modelo de telha geralmente tem um preço um pouco mais elevado que as telhas de cerâmica normal, tornando-a um pouco menos popular em telhados grandes.

TELHAS CERÂMICAS MESCLADAS

A telha cerâmica romana ou portuguesa também podem ser mescladas. Este tipo de acabamento confere um aspecto único a cada peça conferindo personalidade ao telhado.

telha-ceramica-mesclada

Veja um telhado feito com a telha mesclada vermelha:

QUANTIDADE DE TELHA CERÂMICA POR M2

Apesar dos diferentes formatos entre os modelos de telhas de cerâmica, os modelos Americana, Francesa, Portuguesa e Romana variam de 37 a 44 centímetros de comprimento.

Já os modelos Colonial e Plan possuem o comprimento maior, mas ainda assim consomem mais Telhas por metro quadrado quando comparadas aos outros modelos. 

Sendo assim, podemos dizer que para cobrir um metro quadrado de telhado, serão necessárias aproximadamente 12 a 26 telhas. Uma informação importante a se levar em consideração é que, para as telhas de cerâmica, recomenda-se uma inclinação mínima de 25%, dependendo do modelo de Telha, sendo imprescindível que a definição do projeto do telhado seja feita por um profissional.

Porque escolher telhas de cerâmica para sua casa? Dentre as vantagens deste modelo, podemos listar o isolamento térmico e a facilidade na limpeza e manutenção. Por conta do seu peso, a instalação deste tipo de telhado requer uma estrutura mais robusta na construção.

OUTROS TIPOS DE TELHAS

TELHAS DE CONCRETO

Conhecidas também como Telhas de Cimento, as Telhas de Concreto são modelos um pouco mais modernos e recentes no meio civil. Entretanto, as vantagens apresentadas por esse modelo as tornam cada vez mais populares.

Dentre as principais características apresentadas pelas Telhas de Concreto, podemos listar seu conforto térmico e a possibilidade de poder utilizá-las em projetos que contam com uma inclinação maior que 35%.

Além disso, também é válido ressaltar a variedade de cores e formatos que este modelo pode apresentar.

telha-cimento

Importante: este modelo, apesar de possuir peso unitário maior do que as Telhas Cerâmicas, nem sempre são mais pesadas no metro quadrado de telhado, por serem maiores e consumirem menos telhas para cobrir esse perímetro.  

Rendimento médio por m²: 10,4 peças
Inclinação mínima: 40% p/ panos até 3m

TELHAS DE FIBROCIMENTO

As Telhas de Fibrocimento chegaram ao mercado como substitutas das antigas e famosas telhas de amianto, que tiveram sua comercialização proibida por possuírem substâncias que apresentavam altos riscos à saúde.

O seu formato mais popular e tradicional é o ondulado, apesar de ser possível encontrar no mercado alguns modelos de fibrocimento que imitam o formato de telhas de cerâmica. Esta é uma telha bastante leve, mas ainda assim bastante resistente e durável.

Além de apresentar uma vantagem financeira em relação à outros tipos de telha, este modelo pode ser instalado em locais com inclinação mínima de 15%. 

A principal desvantagem das Telhas de Fibrocimento é a alta absorção de calor que o material possui, podendo deixar os ambientes onde é instalada bastante quentes.

Estes são alguns dos tipos de telhas mais fáceis de serem encontrados no mercado, e muito comuns nos projetos de casas e imóveis no Brasil.

Fontes:
ABNT NBR 15310:2009    
Madeireira Edgar

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER