LAJE PRÉ-MOLDADA: GUIA COMPLETO

Laje pré-moldada (2)

O QUE É LAJE PRÉ-MOLDADA?

Laje pré-moldada, também conhecida como  laje pré-fabricada, é a base que irá receber o concreto unindo todas as partes em uma peça única de concreto formando a laje da construção. 

A laje pré-moldada, também chamada de laje treliçada, não é a laje propriamente dita, é a base que fará parte da laje. A laje pré-moldada funciona apenas como uma pré-laje, ela é o fundo que irá receber as demais partes e a cobertura de concreto.

Uma laje pré-moldada é formada por vigotas, peças de enchimento (EPS ou cerâmica), armadura e o concreto que fará a união de todas essas partes formando um todo sólido.

Existem diversos tipos de laje  – como a laje maciça ou batida – mas, a que é amplamente utilizada hoje em dia, para obras residenciais, é a laje pré-moldada pelas suas diversas vantagens.

Podem até parecer, mas a laje pré-moldada não são todas iguais.

Para cada função existe um tipo específico de laje. Por exemplo, se você está fazendo um sobrado a primeira laje, chamada de laje piso será um tipo, já a do teto (laje forro ou cobertura) será outra. Também vai influenciar na sua escolha a distância entre as paredes (vãos) que ela terá que cobrir.

Então vamos ver todos esses tipos de laje pré-moldadas para você não errar na escolha.

Não deixe de ler também:

🌟Tipos de Telha Cerâmica

🌟Telhado Embutido: Porque você precisa saber o que é, e porque usar no seu projeto

🌟Quanto custa construir uma casa?

TIPOS DE LAJE PRÉ-MOLDADA

Os tipos de Laje pré-moldada, porém mais utilizadas em construções residenciais são:

1) Laje pré-moldada treliçada com cerâmica ou concreto 

A Laje pré-moldada tipo treliçada é composta de uma vigota de concreto que faz a sustentação dos demais componentes da laje. O enchimento deste tipo de laje pode ser feito com lajotas especiais de cerâmica ou de concreto, ou de EPS que veremos abaixo.

Por outro lado, o que varia em termos de resistência, nesse tipo de laje, é a treliça que a vigota é feita. 

O enchimento (lajota cerâmico ou concreto) serve apenas como uma forma para a retenção do concreto e não influencia na sua resistência.

A altura da treliça é o fator mais  importante pois é ele que dá resistência a laje suportando maior peso e vencendo vão maiores.

As treliças variam entre 8, 10, 12, 16, 20, 25 e 30 centímetros de altura.

Laje pré-moldada com treliça

É essa altura é que dá maior resistência à laje.

As dimensões mais encontradas no mercado são as vigotas treliçadas de 8, 10 e 12 cm.

Em geral a mais utilizada é a de 8 cm por seu preço ser menor e suportar vãos relativamente grandes para o padrão da maioria das casas. A sua desvantagem é que, em vão maiores, é necessário se reforçar a ferragem e a altura do concreto, o que pode deixar de ser economicamente viável.

Sempre deve se seguir as orientações de especialistas para o seu caso específico.

A maioria dos fornecedores de lajes pré-fabricadas possuem técnicos que podem dar uma ideia da melhor opção.   

As vigotas podem ser encontradas em diversos comprimentos, no entanto elas devem ser entregues na obra conforme o projeto da casa. 

Laje pré-moldada treliçada com cerâmica ou concreto

2) Laje pré-moldada treliçada com EPS 

A laje pré-moldada com EPS (sigla internacional do poliestireno expandido) é exatamente igual a cerâmica. A única diferença é o enchimento, que, nesse caso, é feito com placas de EPS.

Fala-se que o custo da laje pré-moldada usando EPS é mais barato que o de lajota cerâmico, porém a diferença de preço é mínima.

Fazendo uma comparação, o EPS tem muitas vantagens que superam o de lajota cerâmico, sendo elas, entre outras:

O EPS tem dois pontos que merecem a sua atenção que são:

  1. Para o reboco é necessário usar aditivo próprio para EPS, que não vai onerar a sua construção.
  2. Na laje pré-moldada com EPS se deve ter um cuidado especial na concretagem para não concentrar muito concreto em um só lugar, sob o risco de quebrar e vazar concreto. Em geral, se o concreto for bombeado os profissionais que irão concretar tem experiência e isso não chega a ser necessariamente um problema. 


Por outro lado, o que dá resistência à laje, não é a lajota cerâmica ou de EPS e sim a treliça, a ferragem negativa e a cobertura de concreto. 

Laje pré-moldada treliçada com EPS

3) Laje pré-moldada alveolar

A laje pré-moldada alveolar é feita de painel de concreto com cavidades ocas em seu interior (alvéolos) para alívio do peso, daí vem o seu nome. 

Esse tipo de laje somente pode ser colocada por guindastes ou caminhão munck  e é indicada para grandes vãos e espaços amplos, sendo pouco utilizada em residências.

Normalmente esse tipo de laje é utilizado em obras comerciais. 

Laje pré-moldada alveolar

4) Laje pré-moldada de painel treliçado

A laje pré-moldada de painel treliçado é feita de vigotas mais largas que as outras lajes pré-moldadas. 

Dessa forma, os painéis de concretos são colocados lado a lado. Na parte superior, a estrutura conta com vigotas treliçadas de metal, que são preenchidos com EPS.

A grande desvantagem desse tipo de laje pré-moldada é o seu peso para a montagem, ela tem o custo maior e não acrescenta resistência à laje.

Laje pré-moldada de painel treliçado

5) Laje pré-moldada com vigota protendida

A laje pré-moldada com vigotas protendidas são projetadas para  grandes vãos (de 10 metros, ou mais), suportando grandes sobrecargas.

A laje protendida tem um processo de construção especial que que o aço interno (armadura) é “esticado” por macacos hidráulicos e após a secagem do concreto criam uma tensão tornando a viga mais resistente, usualmente formando um “T” invertido.

Esse tipo de laje ainda é pouco utilizado e uma das maiores desvantagens é o seu preço em relação a laje pré-moldada treliçada.

Laje pré-moldada com vigota protendida

QUAL A MELHOR LAJE PRÉ-MOLDADA PARA RESIDÊNCIA?

Para escolher a melhor laje pré-moldada para residência e para a sua construção temos que considerar não só o preço, como também, a facilidade da mão-de-obra para executar o serviço, a disponibilidade do material, o tempo e custo da montagem.

Lembrando que todos esses tipos de lajes já foram aprovados pelo tempo de uso e pelas normas técnicas. 

Depois de vermos a laje pré-moldada treliçada com EPS, cerâmica, a laje pré-moldada alveolar, a de painel treliçado e a protendida, podemos concluir, com certa facilidade, que a melhor laje pré-moldada para residência é a treliçada com EPS.

A laje pré-moldada treliçada com EPS pode ser encontrada em quase todo o Brasil, o seu preço é o mais acessível, ttodos os profissionais sabem trabalhar com esse tipo de laje e ela é de montagem fácil e rápida.

QUAL A LAJE PRÉ-MOLDADA MAIS BARATA

Tratando -se de construção de uma casa nem sempre a opção mais barata pode ser a melhor, especialmente no caso da laje pré-moldada.

Você sempre deve procurar o melhor custo benefício para a sua construção.

Além disso, os processos construtivos estão sempre evoluindo, e o que é mais em conta hoje pode não ser amanhã. 

Ademais, com a loucura que andam os preços de material de construção (2021/2022) um tipo de laje por estar muita cara em um local, e outro tipo muito barata em outro.

Tendo isso em mente, hoje, podemos dizer que a laje pré-moldada mais barata, é a treliça com EPS pelas várias vantagens que já falamos. 

A laje pré-moldada não é a laje propriamente dita, é a base que fará parte da laje. A laje pré-moldada funciona apenas como uma pré-laje, ela é o fundo que irá receber as demais partes e a cobertura de concreto.

QUANTO CUSTA O METRO QUADRADO DA LAJE PRÉ-MOLDADA?

Para ter o menor preço você deve procurar diretamente os fabricantes de lajes pré-moldadas, onde a laje é vendida por metro quadrado.

Em levantamento feito no mercado em Abril/2022 o preço da laje pré-moldada por m² pode custar entre R$ 37,00 e R$ 46,00 já incluído o isopor ou a lajota de cerâmica.

As maiores lojas de materiais de construção como a Leroy Merlin e a Obramax vendem a laje pré-moldada por item e não por metro quadrado.

QUAL A VANTAGEM DA LAJE PRÉ-MOLDADA?

A laje pré-moldada tem muitas vantagens sobre os métodos convencionais, que aliás, cada vez é mais difícil de se ver, como a laje maciça.

As principais vantagens das lajes pré-moldadas são:

1) Ganho de velocidade na construção: devido a simplicidade da execução e montagem das peças, é possível acelerar o andamento da obra.

2) Menor custo: apesar da alta qualidade, o custo das peças e da manutenção não é elevado.

3) Organização do canteiro de obras: as peças chegam prontas ao canteiro de obras, então não é necessário produzir o concreto e nem as fôrmas para a montagem das lajes, evitando acúmulos, sujeiras e resíduos.) 

CÁLCULO DA QUANTIDADE E LAJE PRÉ-MOLDADA

Para o cálculo da quantidade de laje pré-moldada necessária não basta apenas se pedir a área a ser coberta. Isso porque as vigotas podem ter sentidos diferentes de apoio em alguns cômodos, e em outros a lajota pode apoiar diretamente na parede.

Em geral o sentido da laje é o de menor vão (distância entre as paredes). 

Assim, medindo os cômodos você pode até ter uma ideia, porém é necessário que o fabricante faça a medida. Nesse caso você precisa fazer diversos orçamentos para conferir a medida que está sendo cobrada.

Nem sempre o menor preço por m2 pode ser o melhor negócio se for incluído metragem desnecessárias a sua construção

COMO MONTAR A LAJE PRÉ-MOLDADA

A montagem da laje pré-moldada deve seguir as orientações do técnico responsável. Mas podemos dizer que pode ser feita da seguinte forma:

 1) Escoramento com escora de madeira

– Posicionar as linhas de escoras de madeira e as travessas conforme previsto em projeto; nivelar as travessas (tábuas de 20cm posicionadas em espelho) recorrendo a pequenas cunhas de madeira sob os pontaletes para garantir que a peça não vai ceder;

– Fixar as tábuas de apoio das vigotas na cinta na transversal para facilitar a fixação das escoras;

– O escoramento deve ser contraventado nas duas direções para impedir deslocamentos laterais do conjunto e sobre chão concretado ou sobre calços;

– As tábuas devem ser apoiada em sarrafos para que não cedam com o peso do concreto;

– o espaçamento entre fiadas deve dividir o vão entre as paredes, sendo, no mínimo de 1,50cm.

2) Montagem

– Caso o projeto estrutural preveja a adoção de contraflechas (pequena curvatura de compensação em sentido contrário ao peso da laje), adotar escoras de maior comprimento ou calços mais altos nos apoios intermediários, obedecendo a cotas estabelecidas;

– Com o escoramento já executado, apoiar as vigotas nas extremidades, observando espaçamento e paralelismo entre elas; para tanto, utilizar as próprias lajotas (tavelas) para determinar o afastamento entre as vigotas;

– As vigotas devem manter apoio nas paredes ou vigas periféricas conforme determinado no projeto, ou do técnico responsável, com avanço nunca menor do que 6 cm;

– Conferir alinhamento e esquadro das vigotas; apoiar as lajotas sobre as vigotas, garantindo a justaposição para evitar vazamentos durante a concretagem;

– Nas operações de montagem, os trabalhadores devem caminhar sobre tábuas apoiadas na armadura superior das treliças de aço, nunca pisando diretamente sobre as lajotas;

montagem de laje pré-moldada (2)
montagem de laje pré-moldada (6)
montagem de laje pré-moldada (5)
montagem de laje pré-moldada (4)

3) Preparação do beiral

– deve ser feita uma retenção com tábuas no entorno de toda a laje na mesma altura que será o concreto;

4) Ferragem (armadura de distribuição)

– Posicionar as armaduras de distribuição em toda a laje, no sentido transversal às vigotas;

– A ferragem e o seu distanciamento deve seguir o determinado pelo técnico responsável, podendo também ser utilizada uma malha de aço;

5) Distribuir os conduítes e caixas de luz e deixar a previsão da parte hidro-sanitária.

6) Concretagem

– Molhar abundantemente as lajotas cerâmicas antes da concretagem para que não absorvam a água de amassamento do concreto;

– Lançar o concreto de forma suave sobre toda a estrutura;

– Fazer um medidor (cano ou cabo de vassoura) para o acompanhamento e confirmação da espessura mínima do concreto.  A cobertura mínima de concreto é de 5 cm ou conforme pré definido. 

– O acabamento é feito pelos profissionais que fazem a concretagem. É normal que o concreto não fique 100% uniforme. Se for laje para um 2 piso o seu nivelamento será feito pelo contrapiso, se for teto, não há necessidade do nivelamento;

7) Secagem

– Enquanto a superfície não atingir endurecimento satisfatório, executar a cura do concreto com água potável;

– Promover a retirada dos escoramentos somente quando o concreto atingir resistência suficiente para suportar as cargas, conforme NBR 14931:2004, que deve ser feita de forma progressiva, e sempre no sentido do centro para os apoios.

– Em geral o tempo de cura é de 28 dias

SUPER DICAS

#1 – Você pode tirar a medida dos cômodos para ter uma ideia da metragem da laje, porém é necessário que o fabricante faça a medida porque a laje. Isso porque o mais caro é a vigota, e apenas a metragem quadrada não dirá a quantidade de vigotas necessárias.

Nesse caso você precisa fazer diversos orçamentos para conferir a medida que está sendo cobrada. Nem sempre o menor preço por m2 pode ser o melhor negócio se for incluído metragem desnecessários a sua construção.

montagem de laje pré-moldada (3)

#2 – Muitas obras concretam a cinta junto com a laje. Esse tipo de execução atrasa a obra, dificulta a montagem da laje, e no geral, não traz maior firmeza para a estrutura, se essa já foi devidamente considerada. 

#3 – Peça à empresa que irá fornecer o concreto que faça a medição da quantidade necessária considerando a capa necessária. Faça orçamento com várias empresas e confira a metragem de cada uma. O menor preço pode ser simplesmente porque vai entregar menos concreto.

#4 – Ainda falando no concreto, confira o FCK do concreto que a empresa irá fornecer, quanto menor, mais “fraco” será o concreto. No mercado os mais comuns são o fck 20, 25 e 30.  

 

Paulo Daniel D. Silva

VOCÊ TAMBÉM VAI GOSTAR DE LER